14/04/2009

Por que falar de Inovação?


“Não podemos usar velhos mapas para descobrir novas terras.
Entramos em uma nova fase da inovação (...)”.
Centro de Inovação e Criatividade - ESPM

Diante dos avanços que o cenário mundial vem apresentando nos últimos anos e a turbulência econômica-financeira vivida pelo mundo, torna cada vez mais necessário a busca pela Inovação no setor organizacional.

A Inovação é, aqui, entendida de forma ampla, envolvendo não apenas a Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), mas todas as atividades necessárias para apresentação de um novo produto ou serviço para o mercado, envolvendo toda a cadeia de valor em que está inserida.

Ela tem que ser sustentável, envolver diversos aspectos, estratégicos e operacionais, relacionados com a gestão do capital intelectual, bem como a concepção e incorporação de novos instrumentos que permitam aos produtos e serviços novos aprimoramentos capazes de competir em âmbito local e global.

O II SIMPAD promoverá ações que oportunizem aos participantes e às Empresas apoiadoras do Evento, a reflexão sobre as mudanças no cenário nacional e internacional relacionadas aos processos de Inovação, incentivando a busca de novas oportunidades de criação e uso de potencialidades.

A estagnação das empresas frente ao cenário global é um ingrediente à mais para a crise. É preciso Inovar para superar a crise e crescer de modo sustentável.

Lucas Ambrósio Bezerra de Oliveira
Aluno do curso de graduação em Administração da UFRN, Técnico em Controle Ambiental pelo IF-RN, Coordenador Geral do II SIMPAD e Conselheiro Consultivo da ADM Consult.